2ª Via Certidão de INSS

Neste artigo você vai obter informações sobre a 2ª Via Certidão do INSS. O Instituto Nacional de Seguros Sociais. Bem a Certidão INSS é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério de Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.

Basicamente é isso uma certidão de INSS. No entanto, como em qualquer documento, pode surgir a necessidade de fazer a emissão da 2ª Via. Então preste muita atenção com as dicas que vou te mostrar, e segue todas para alcançar o que você quiser aprender sobre a 2ª Via Certidão de INSS.

PARA QUE SERVE O CADASTRO DO INSS?

O INSS é responsável por alguns dos serviços que exigem um cadastro com senha pessoal, como a consulta ao extrato do INSS. Mas já outros podem ser utilizados mesmo sem senha, como para anotar ou agendar a entrada em um benefício do INSS. Então é sua preferencia, porém, o mais seguro é com senha, e ele é o mais recomendado. Então se escolher a de senha não se esqueça de anotar ela porque é muito importante, então anote em algum lugar para não se esquecer dela.

O QUE É DESCONTADO NO INSS?

O desconto do INSS é um pagamento direto ou indireto cobrado sobre a folha de pagamento. E a contribuição é obrigatório no caso dos trabalhadores com registro na carteira e facultativa no caso de todos os trabalhadores informais. Isso que é descontado no INSS. Vou te mostrar agora quais são os documentos necessários para ter a certidão INSS.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TER A 2ª VIA CERTIDÃO DE INSS

Agora vamos mostrar quais são os documentos que você terá para realizar esse processo. Em primeiro lugar, é preciso acessar o site oficial do INSS: https://www.inss.gov.br/

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou o PIS /Pasep;
  • Todas as carteiras de trabalho atualizadas;
  • Certidão de reservista (para homens) e, caso tenha contribuído.

Esses são os documentos que você terá que ter, não se esqueça de nenhum documento desses. E a certidão de reservista são só para aqueles que tem o sexo masculino. Se você é homem será preciso levar esse documento. Mas se você não for homem e ser feminina, não será preciso levar o certidão de reservista.

COMO COMPROVAR O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO AO INSS

Agora vamos ver como comprovar o tempo de contribuição ao INSS, então siga nossas dicas para saber mais.

  • Holerites;
  • Comprovante de férias;
  • Extratos de banco onde foi depositado o salário;
  • Documentos emitidos pelo Sindicato, etc;
  • Extrato do FGTS (caso de registro, mas se recolhimento para o INSS).

Dessa forma, o contribuinte vai conseguir solicitar a 2ª Via da certidão INSS se ele apresentar detalhadamente os comprovantes citados acima pelo site Segunda Via.

QUEM TEM DIREITO DE RECEBER O INSS

Irei te mostrar agora quem tem direito de receber o INSS, então preste atenção para saber se você tem direito. Bem que tem direito são todos que são seguradores da previdência social, acima de 16 anos de idade. Então só aqueles que é segurador da previdência social com mais de 16 anos que tem direito. Você está em dúvida se você tem ou não direito, é só seguir essas dicas com bastante atenção para saber se tem direito ou não.

  1. Primeiramente acesse o INSS;
  2. Clique em “fazer login”;
  3. Vá em “cadastre-se”;
  4. Informe seu CPF e mais alguns dados e já esta pronto.

Depois disso você vai poder ver e tem ou não direito. Espero que tenha gostado deste artigo! Desejamos a todos que tenham sucesso na emissão dos documentos que fazem parte das suas vidas. Acima de tudo, também recomendamos que você compartilhe este conteúdo com seus familiares e amigos, ele pode ser de grande utilidade.

Mas Populares