CNH Digital – Saiba Como Baixar Gratuitamente

A CNH digital é um aplicativo onde fica todos os dados do seu documento que o habilita a conduzir um veículo de acordo com sua categoria. Além disso, ela também traz os documentos do veículo em seu nome. Ou seja, é uma maneira segura e acima de tudo moderna usar a cnh digital.

A CNH digital foi criada no ano de 2017, sua grande missão é facilitar e modernizar o documento colocando ele em totais condições de uso no mundo digital. Sendo assim, os condutores de veículos que desejam ter o documento instalado em passam a ter essa ótima opção.

Um fator importante que deve ser considerado pelos interessados em instalar a CNH digital, é que ela não tem custo nenhum. Ou seja é totalmente gratuita e os cidadãos brasileiros tem o direito e a liberdade de escolher sua instalação ou não.

Portanto, o site segunda via vai trazer neste artigo todas as informações que fazem parte da CNH digital. Além disso, você também vai saber detalhadamente como fazer sua instalação em seu aparelho celular e como ela pode ser usada em seu dia a dia, confira.

Quem está apto a solicitar a cnh digital?

Todos os condutores que possuírem a CNH emitida com o QR code podem fazer a instalação do aplicativo em seu aparelho celular.

Caso sua CNH não tenha o QR Code emitido em seu documento, é necessário acessar o site oficial do DETRAN – Departamento de Trânsito e solicitar a versão eletrônica em seu aparelho celular. No entanto, este procedimento é feito com o envio de um Email e número do telefone.

Validade da CNH DIGITAL

A Carteira Nacional de Habilitação digital tem o mesmo tempo de validade da CNH impressa. Atualmente, o período é de 5 anos para quem tem até 65 anos e 3 anos para quem tem acima dessa faixa etária.

No entanto, esse tempo de valida da carteira nacional de habilitação pode mudar, justamente porque o governo trabalha duramente para prorrogar o período em 10 anos de validade.

O processo de renovação da CNH digital é o mesmo da carteira nacional de habilitação impressa. Ou seja, ele é feito mediante exame médico e psicotécnico.

O condutor poderá fazer a renovação se tudo estiver em ordem é claro, como por exemplo os pontos da CNH. Caso sua pontuação seja estourada em 20 pontos em 1 ano, ele deverá fazer uma reciclagem de condução em algum CFC – Centro de formação de condutores antes da renovação.

Como Instalar O APLICATIVO DA CNH DIGITAL

Para fazer a instalação do aplicativo da CNH digital em seu aparelho celular, nós preparamos um passo a passo que vai te ajudar detalhadamente com este procedimento. Vale lembrar que a CNH digital está disponível para aparelhos Androids e iOS Smartphones.

Passo 1 – Solicite a instalação do aplicativo da CNH digital.

Acesse sua loja de aplicativos em seu celular. Para Android,o aplicativo fica no Google play, para iOS smartphones, ele fica em Play Store.

Passo 2Faça o cadastro de instalação do aplicativo.

Ao fazer a instalação do aplicativo da CNH digital, é necessário fazer um cadastro bem detalhado com login e senha pessoal e secreta.

Ele deve ser feito de maneira correta para que seu procedimento seja bem sucedido. Clique no Botão “Criar sua conta”. E acesse o site: https://sso.acesso.gov.br.

Ainda nesse procedimento, insira detalhadamente o número do seu CPF – Cadastro de Pessoas Físicas e leia atentamente os termos de uso e normas do aplicativo da CNH digital.

Passo 3 – Solicite a Geração do Aplicativo CNH DIGITAL

Este é um passo decisivo para a instalação do aplicativo da CNH digital, justamente porque depois de fazer o login corretamente, será preciso apresentar o QR Code em uma câmera que fica na parte de trás do seu documento:

O sistema vai comparar sua foto emitida na CNH impressa, se tudo estiver feito corretamente será possível solicitar com sucesso a CNH digital.

Abra o aplicativo para ler o QR Code em seu aparelho celular.

Aponte seu celular com direção a tela do seu computador. Ele vai ler o QR Code.

Após ler e concordar com os termos e condições clique no botão ” Aceitar“.

Faça o posicionamento facial no computador seguindo as orientações de sorrir e piscar os olhos de acordo com o que o sistema lhe pedir. A câmera tem um botão azul ” Clique nele”.

Pronto, essa etapa está concluída com sucesso se o usuário seguir detalhadamente as dicas do parágrafo com nome de passo 3.

Passo 4 – informe seus dados pessoais para o sistema avaliar sua avaliação

Nesse ponto, é importante fornecer todos os dados exigidos corretamente, justamente para que o cadastro de Carteira nacional de habilitação digital seja bem sucedido.

Nome completo. Data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação que fica na parte de traz do documento. Ao fazer todas essas etapas corretamente, defina sua senha de acesso ao aplicativo da CNH digital e finalize o procedimento clicando em ” concluir”.

Dessa forma, sua Carteira Nacional de Habilitação  digital será emitida com sucesso e você poderá usa-la em seu dia a dia para conduzir seu veículo tranquilamente. A CNH digital está disponível para todas as categorias que fazem parte da carteira nacional de habilitação.

Mas Populares