Como Emitir a 2ª Via Da CNH

Neste artigo, você vai obter informações que vão te ajudar a saber como emitir a 2ª Via da CNH – Carteira Nacional de Habilitação. O documento que possibilita qualquer indivíduo acima de 18 anos conduzir um veículo.

No entanto, como qualquer outro documento, pode acontecer a necessidade de ser emitida a 2ª Via da CNH. Isso porque perdas – roubos – furtos ou danos estão sujeitos aos nossos documentos.

Além disso, é sempre bom manter os documentos pessoais em boas condições de uso, para que eles possam ser apresentados em ocasiões exigidas, como em viagens por exemplo. Portanto, nós te convidamos a fazer uma leitura detalhada desse texto, pois através dele, você vai saber o procedimento correto que deve ser feito para a emissão do seu documento de condução de veículos.

Quando Foi Criada a CNH – Carteira Nacional De Habilitação?

A CNH – Carteira Nacional De Habilitação foi criada no ano de 1981. Em sua primeira edição ela não continha fotos dos titulares dos documentos. O que causava a necessidade de apresentar junto a CNH o documento de RG. No entanto, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito fez uma alteração muito importante na emissão da CNH em 2008.

Sendo assim, a partir dai todas as CNHs vem com foto do titular, e além disso, o número do RG – Registro Geral e do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas. Dessa forma, a identificação do condutor ficou muito mais fácil, em alguns casos a CNH até substitui o RG. A CNH – Carteira Nacional de Habilitação é um documento com características que fazem parte da lei no artigo 159:

“Art. 159. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste Código, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.

Sendo assim, é obrigação do condutor ter em mãos a sua CNH quando for dirigir seu veículo. Além disso, o documento deve estar em totais condições de uso, com sua pontuação e dentro do prazo de validade.

Como Emitir a CNH – Carteira Nacional de Habilitação?

Para emitir a CNH, o candidato deve ter no mínimo 18 anos de idade e passar por uma série de exames que o possibilitam se tornar um condutor:

1 – Exame Psicotécnico: Avaliação personalizada do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito. Nele são analisadas as condições cognitivas, visual e aptidão das pessoas que desejam emitir a CNH.

2 – Exame Médico: Onde o candidato passa por uma bateria de testes para ver se está com a saúde em condições receber o documento que o reconhece como um condutor de veículos que no caso é CNH. Entre os exames, o mais importante é o de vista.

3 – Curso Teórico: Nessa etapa, o candidato vai aprender todas os detalhes teóricos que fazem parte do dia a dia do trânsito. Ela é atualmente mais conhecida como CFC – Curso de Formação de Condutores.

4 – Exame Teórico: Depois que as aulas no CFC terminam, a próxima etapa é a prova feita em sala de aula, onde o aluno precisa ser aprovado para dar sequência a emissão da CNH, ela envolve tudo o que foi aprendido nas aulas.

5 – Curso Prático: Aqui, o candidato vai aprender a conduzir o veículo. Se trata de aulas onde o aluno vai aprender como conduzir um veículo de maneira correta.

6 – Exame Prático: Depois da conclusão das aulas práticas, vem o exame que termina todas as etapas da formação de um condutor. Nele o candidato vai mostrar em uma prova o que aprendeu nas aulas de condução.

Como Emitir a 2ª Via da CNH – Carteira Nacional de Habilitação?

Para saber detalhadamente sobre este importante procedimento, é necessário seguir um passo a passo que vamos mostrar aqui, confira:

Passo 1 – Ter o documento CNH – Carteira Nacional de Habilitação em totais condições de uso. Com foto e sem suspensão ou cassação.

Passo 2 –  A habilitação deve estar dentro do prazo de validade. Atualmente ela tem 5 anos.

Passo 3 – Não fazer nenhum tipo de solicitação de dados e sobrenome seja por ocasião de casamento, ou em atividade remunerada.

Passo 4 –  Para solicitar a 2ª Via da CNH é necessário acessar o site oficial do DETRAN de seu estado. Ou então se dirigir pessoalmente a um posto de atendimento com data e hora marcada antecipadamente.

Passo 5 – Ter em mãos os seguintes documentos pessoais e comprovantes:

  • RG – Registro Geral.
  • Documento de Passaporte.
  • Carteira de trabalho.
  • CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.
  • Uma foto 3 X 4 atual.
  • Comprovante de Residência (Cópia e original).
  • Em caso de roubo ou furto um B.O – Boletim de Ocorrência.

Passo 6 – Efetuar o pagamento da taxa de adesão da 2ª Via da CNH, com valor de R$ 45, 56 reais. Além disso uma taxa de R$ 11,00 reais por envio pelos correios. Nas novas unidades do DETRAN com cartão na função débito automático esse pagamento pode ser efetuado.

Informações Importantes Da 2ª Via Da CNH – Carteira Nacional De Habilitação

Existem alguns detalhes que fazem parte da 2ª Via da CNH – Carteira Nacional de Habilitação que precisam acima de tudo serem bem entendidos por aqueles que necessitam fazer o documento.

1 – A validade da 2ª Via da CNH é a mesma da original. Somente o titular do documento poderá fazer tal emissão.

2 – A emissão da 2ª Via da CNH não tem nada a ver com a renovação do documento que atualmente acontece de 5 em 5 anos.

3 – Para aqueles que estão em processo de adição ou em mudança de categoria, é necessário concluir a etapa para depois solicitar o documento. Justamente para não ter que fazer todas as etapas novamente.

4 – O envio da 2ª Via da CNH é feito pelo correio. No entanto, o condutor também poderá fazer um Download no aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito e solicitar seu envio por E-mail ou Gmail válidos.

5 – O motorista também pode retirar pessoalmente a 2ª Via da CNH apresentando uma foto correspondente a do documento oficial. Essa retirada é feita em um posto de DETRAN ou Poupa Tempo em sua cidade.

Mas Populares