Como Emitir a 2ª Via do Certificado MOPP

Neste artigo, você vai obter informações que vão te ajudar a saber como emitir a 2ª Via do certificado MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. Uma das maiores responsabilidades em nossos dias é um transporte de qualidade e segurança.

Atualmente não basta ser um bom motorista apenas, isso porque com as inovações que chegaram através da tecnologia, a exigências do mercado profissional também aumentaram bastante.

Ou seja, os condutores de veículos que transportam produtos especiais precisam acima de tudo de muita habilidade para o exercício da função. Sendo assim, um curso do MOPP é essencial para um desenvolvimento maior.

No entanto, como em qualquer outro documento, fatura, ou diploma, pode acontecer a necessidade de emitir a 2ª Via do certificado MOPP. Lendo detalhadamente esse texto que foi feito pelo site Segunda Via, você vai saber como fazer tal procedimento.

O Que é o Curso Do MOPP – Movimentação Operacional De Produtos Perigosos

O curso de MOPP tem como missão principal capacitar profissionais para fazer o transporte de produtos perigosos. Através dele os motoristas conseguem prestar um serviço mais profissional e com procedimentos corretos em seus exercícios reduzindo ao extremo os riscos de acidentes.

Por esta razão, muitos motoristas e condutores de veículos que transportam produtos de alta periculosidade tem se aperfeiçoado profissionalmente e consequentemente se valorizado tanto no mercado, quanto na empresa.

Vale lembrar que esta especialização é primordial para aqueles profissionais de transporte de cargas perigosas.

Além disso, o motorista recebe um preparo específico que o capacita para operar esse tipo de tráfego em produtos de risco.

Sendo assim, são vários os benefícios do MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. Portanto, caso aconteça algum problema com sua via original, veja detalhadamente como emitir a 2ª Via do certificado MOPP a seguir.

Como Emitir a 2ª Via Do Certificado MOPP?

Para emitir a 2ª Via do certificado MOPP- Movimentação Operacional de Produtos Perigosos, é necessário seguir um procedimento de maneira correta e detalhada. Para isso, preparamos aqui um passo a passo que vai facilitar muito a emissão do documento, confira:

Passo 1 – Se dirija pessoalmente a uma unidade MOPP tendo em mãos o B.O – Boletim de Ocorrência.

Passo 2 – Apresente os documentos pessoais. Geralmente são pedidos os seguintes:

1 – RG – Registro Geral.

2 – CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

3 – CNH – Carteira Nacional de Habilitação

4 – CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social ( Se for funcionário de alguma empresa).

5 – Comprovante de endereço fixo e atualizado.

Passo 3 – Solicite a emissão da 2ª Via do certificado MOPP.

Passo 4 – Efetue o pagamento da taxa do certificado. O valor é de R$ 25,00 reais.

Com este procedimento é feita a emissão instantânea da 2ª Via do certificado MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. Assim também vale as informações para quem trabalha como autônomo nesse mercado.

Como Emitir a 2ª Via Do Certificado MOPP Pela Internet

Para esse tipo de emissão, o MOPP conta com um dos serviços mais especializados do Brasil online.

Sendo assim, a 2ª Via do certificado MOPP pode ser emitido acessando o site oficial do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito.

Depois disso, basta o solicitante acessar a aba de certificados no site e solicitar a emissão do documento.

A 2ª Via do certificado MOPP será enviada no endereço de E-mail ou Gmail do cliente.

Pela internet, também será possível efetuar o pagamento da taxa de emissão da 2ª Via no valor de R$ 25,00. Ela pode ser feita através do serviço de Internet Banking.

Por isso, é necessário se informar sobre as condições de trabalho atualmente. Sendo assim, recomendamos a leitura do artigo: Como Emitir a 2ª Via Do Certificado ANTT

Quem Está Apto Para Exercer a Função MOPP?

Esta é uma questão bem definida, pois na verdade é uma norma de liberação para as atividades. Portanto, para fazer o curso MOPP é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 21 anos de idade completo.
  • Possuir a CNH – Carteira Nacional de Habilitação nas categorias B – C – D ou E com mais de 2 anos.
  • Não ter nenhuma infração de trânsito Grave ou Gravíssima durante o último ano.

Além disso, é necessário um local com toda a estrutura adequada para que se possa realizar o curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. Dessa forma o aluno terá um ambiente ideal para estudar.

Portanto, antes de se inscrever em um curso MOPP é recomendável pesquisar detalhadamente sobre as opções e alternativas do mercado.

Mesmo sendo um curso de curta duração, é importante saber que a capacitação para exercer a função de transportador de produtos perigosos deve ser renovada a cada 5 anos.

Outro ponto fundamental, é que somente os veículos homologados pelo INMETRO tem a liberdade de atuar nesse mercado.

Vale lembrar também que existe uma série de documentos que necessitam ser apresentados em condições de regulamentar a rota de transportes nacionais de produtos perigosos.

Por se tratar de um trabalho que exige uma formação, nós recomendamos a leitura do artigo: Como emitir a 2ª Via do certificado de ensino médio.

Informações Importantes Sobre o Curso MOPP

O conteúdo do curso MOPP- Movimentação Operacional de Produtos Perigosos é feito de normas importantíssimas. Todas elas fazem parte do decreto em lei de número 96.044 / 88.

Sendo assim, existem algumas obrigações que fazem parte do curso que devem ser feitas com segurança e acima de tudo na prática.

O órgão regente do curso MOPP é o CONTRAN – Conselho Nacional De Trânsito. Além disso, o curso inclui:

  • Primeiros socorros.
  • Direção defensiva.
  • Curo de primeiros socorros.
  • Legislações de trânsito.
  • Movimentação de produtos perigosos.
  • Meio ambiente.
  • Convívio social.
  • Prevenção de incêndio.

No entanto, um dos pontos principais do curso MOPP é o gerenciamento de risco. Ou seja, como fazer o transporte de cargas perigosas. Segundo as normas da ABNT NBR 1004, estes produtos são considerados como hiper perigosos:

  • Produtos inflamáveis.
  • Produtos Corrosivos.
  • Os produtos de radioatividades.
  • Produtos tóxicos.
  • Produtos Patogênicos.

Portanto, estes produtos são considerados como de alto risco para se transportar. Sendo assim, o curso MOPP vai trazer orientações que vão capacitar os profissionais para lhe dar com este serviço.

Sendo assim, se você está pensando em fazer o curso ou necessita emitir a 2ª Via do certificado MOPP, basta seguir detalhadamente as dicas e orientações que foram aqui tratadas. Um grande abraço!

Mas Populares