CRLV Digital – Aplicativo Para Imprimir Licenciamento

Imprimir CRLV Digital pelo celular é um processo bem mais simples do que parece. Os proprietários de algum veículo podem fazer a impressão do certificado de registro e licenciamento digital de veículo a partir do aplicativo Carteira Digital de trânsito.

Além disso. Podem realizar esse processo pelo smartphone Android ou iPhone (iOS). Para obter sucesso na autenticidade do documento poderá ser verificada por autoridades de trânsito apenas escaneando o QR CODE disponível no app CRLV digital.

Portanto nesse artigo iremos te ajudar a realizar o procedimento, então confira abaixo nossas dicas mais atualizadas para ter em mãos o aplicativo para imprimir CRLV ou CRV digital.

O que é CRLV – Novo Documento de Veículo

Como todos sabemos, o CRLV deve emitir uma licença uma vez por ano. Para sua emissão, o proprietário do carro deve pagar algumas taxas, impostos e taxas nacionais.

Em outras palavras, se o proprietário do carro não pagar IPVA, seguro DPVAT ou outras multas, a placa será congelada e o carro não poderá circular.

Atualmente, além da versão física, o motorista também pode contar com a versão digital CRLV. Esse novo tipo de documento vale para veículos com nova placa do Mercosul sendo utilizado em agosto de 2018 – inicialmente no Distrito Federal.

O CRLV digital tem o mesmo valor que o CRLV físico, mas ainda tem uma função de emissão obrigatória.

Em outras palavras, independentemente de o proprietário possuir uma versão digital do certificado, deve haver uma versão física.

A versão digital esta disponível no aplicativo Carteira Digital de trânsito, um app que possui diversas informações sobre um veículo e o motorista, incluindo a CNH digital.

Como é feito o pagamento do CRLV

Para a realização desse pagamento do CRLV, ou quaisquer que seja as demais pendências do veículo como IPVA. Seguro DPVAT e multas, devem ser quitadas de forma corretas.

De maneira contrária, o novo licenciamento será bloqueado e esse proprietário não irá conseguir emitir o documento válido.

O boleto é geralmente enviado para casa do proprietário do veículo, segundo as informações no documento do automóvel.

Esse valor pode variar entre R$50 e R$100, e o prazo de pagamento também pode variar de acordo com o estado.

Para o pagamento do boleto, o proprietário poderá ir até uma agência bancária que possua convênio com o DETRAN de seu estado ou até mesmo estar indo a um Poupa tempo.

Já nos correios esse tipo de pagamento também é feito, para quem está procurando uma alternativa de outras maneiras.

Para essas pessoas que desejem realizar o pagamento desse licenciamento, outra opção é realizar pelo site do órgão responsável do seu estado, alguns aplicativos de Bancos que também possuem essa opção.

Como imprimir CRLV digital pelo seu celular

Primeiramente você deve realizar a instalação do aplicativo Carteira digital de trânsito em seu celular.

Assim que acessá-lo pela primeira vez, clique na opção “Entrar com gov.br” e entre com seu CPF e as suas senhas cadastradas no site do Governo Federal ou simplesmente toque em cadastrar para se registrar pela primeira vez.

Após ter feito o login, na tela principal do aplicativo, toque em “Veículos”.

Logo em seguida, já deve pressionar “Baixar CRLV Digital” e casa possua mais de um carro, basta apenas tocar no veículo que você deseja baixar o documento.

O CRLV Digital será exibido na tela. Clique no botão indicado no canto inferior direito e vá em “Exportar”.

Feito isso basta clicar em “Exportar” novamente e finalizando, apenas salve o arquivo em formato de PDF em um aplicativo de sua preferência, como por exemplo o Google Drive.

Considerações Finais Sobre o CRLV Digital

Por fim, apenas abra o documento e imprima. A impressão desse documento não é obrigatória, pois agora com o CRLV fica disponível no app do Carteira Digital de trânsito (CDT), além da versão em PDF, que pode ser acessada até mesmo sem internet.

Caso você tenha perdido o seu documento, é possível fazer a emissão da 2ª via CRLV digital. Segundo o código de trânsito Brasileiro, é totalmente obrigatório o porte do CRLV.

Esse documento pode ser não usado em um momento que a fiscalização, for possível ter o acesso ao determinado sistema que verifica se o veículo está licenciado.

Com tantos documentos necessários, pode ser até difícil identificar às vezes se está com algo pendente. Para evitar alguma surpresa de pendência, consulte todas as informações do veículo e da sua CNH de forma direta pelo site do Detran de seu estado ou no site da Secretaria da Fazenda.

Mas Populares